Traduções, Artigos, Entrevistas

Ganados e Majinis Não São Zumbis

Já discuti com outros fãs da série até a exaustão sobre o fato de Ganados e Majinis serem ou não Zumbis, e o texto abaixo se baseia inteiramente no meu ponto de vista, que é: não, Ganados e Majinis não são zumbis. Agora por que eu acho isso?

Bem, partindo da nomenclatura completamente diferenciada dos inimigos presentes nos jogos anteriores da série, uma pessoa sensata já se sentiria inclinada a pensar que são inimigos completamente diferentes.
É uma questão de lógica simples. Se os inimigos dos novos jogos fossem zumbis, por que a Capcom perderia a oportunidade de manter os zumbis como inimigos básicos da série, utilizando o nome, e dizendo por exemplo que eles apenas são mais evoluídos/inteligentes? Eu não acredito que a Capcom perderia essa oportunidade; eles simplesmente não são zumbis.

Outro ponto: a forma como a série é vista. O que dá suporte a afirmação de que o objetivo da série no início era mostrar terror biológico em primeiro lugar, e o medo causado pelas criaturas logo atrás? Não é bem isso o que Shinji Mikami, o criador da série, afirmou na entrevista cujo trecho se encontra abaixo…

Sobre a temática do primeiro jogo:

A história de RE já estava pronta desde o início?
Mikami: Não, a história veio depois do jogo. Sem script, só algumas anotações.
Eu queria fazer uma casa assombrada, o conceito do jogo era que você poderia se divertir com o medo em sua casa. Uma casa assombrada não precisa de um script nem de uma história.
Minhas idéias com RE não eram como um outro jogo com história, e eu tentei explicar para o gerente da Capcom, mas toda vez eu era chamado par um reunião, e meu chefe dizia “Você vai terminar a história e o script!!!”. Se tivesse sido o Sr. Fujiwara, ele nunca teria dito isso.

Sobre os inimigos do primeiro jogo:

Por que você usou o zumbi, e não fantasmas?
Mikami: quando eu planejei fazer RE, eu ia usar fantasmas, mas se outra companhia fizessem um jogo de horror, eles também iam usar fantasmas, e eu não queria ser igual à eles. Eu também me lembrei do filme “O Exorcista”, que eu assisti quando estava na escola primária, e só de lembrar dele eu fiquei assustado. Se nós fôssemos fazer um filme não teria problemas, mas um jogo tem que oferecer tensão e alívio.
O jogador veria o zumbi se aproximando e sentiria “O MEDO”, e entraria em pânico pensando “Eu não tenho munição o suficiente!!” e finalmente o mataria, ficaria aliviado, e continuaria a jogar. Esse era o tipo de jogo que eu tinha em mente.
Só o zumbi caminhando na sua direção já criaria um sentimento de medo. O jogador sabe que o zumbi vai mordê-lo e o instinto humano é fugir de coisas aterradoras.

Clique aqui para ler a entrevista completa

Em nenhum momento Mikami sequer mencionou a palavra “biológico”. Apenas o medo por si só da criatura zumbi, não sua origem ou causa.

Outra afirmação utilizada para dizer que Ganados e Majinis são zumbis é recorrer a significados externos à série para fazer isso. Comumente, dicionários. Por quê? Que valor tem a definição dada por um dicionário sobre um ser que obviamente não é o mesmo que está presente em um jogo, em uma discussão ou fórum de Resident Evil? Exibir um pouco de “cultura” obtida via internet? Ou isso é apenas um reflexo de uma vontade incontrolável de dizer que “os inimigos de RE ainda são zumbis”, mesmo que essa seja uma afirmação claramente alheia a tudo que foi mostrado nos jogos, e que só pode ser utilizada com a introdução de um “fora de RE,…”?

Uma imagem muito utilizada em discussões por quem defende que Ganados e Majinis não são zumbis é aquela do início de Resident Evil 4, quando Leon examina o corpo do primeiro Ganado e afirma: “He’s not a zombie” (Ele não é um zumbi). Já vi rebaterem que Leon não sabia o que eram Ganados ainda, que ele não teve tempo para refletir novamente sobre a natureza de seus adversários, e até mesmo que ele não sabia o que estava falando, por que não era um especialista.

Mas acontece que… Leon é um especialista. Antes do incidente em Pueblo, ele participou da Operação Javier (Operation Javier, no original) e de um número desconhecido de atividades ligadas à queda da Umbrella, o que possivelmente inclui outros acidentes biológicos.
E como tal, ele corretamente afirmou que os adversários que ele confrontou em Pueblo e dependências não eram zumbis. Nem por aparência, nem por definição. Espera, mas os Ganados eram controlados… E daí que Ganados eram controlados? Zumbis não são controlados. Eles foram infectados pelo t-vírus, morreram e ressucitaram como zumbis. Zumbis não são controlados, na verdade eles são incontroláveis, exatamente por suas características particulares completamente diferentes das apresentedas por Ganados e Majinis, características essas que são ocasionadas pela infecção, a principal sendo seu apetite por carne humana.

Leon afirmou que os adversários de RE4 não eram zumbis, e nunca voltou atrás em sua afirmação durante os eventos do jogo, ou depois deles. E através de RE5, ficamos sabendo que  Leon escreveu um relatório denominado Relatório Kennedy (Kennedy Report, no original), no qual ele relatou o incidente e os inimigos completamente diferentes que enfrentou em Pueblo, os Ganados. Ao se deparar com inimigos similares em Kijuju, Chris afirmou que eles agiam como os Ganados descritos nesse exato relatório, e não com zumbis (que ele também conhecia muito bem).

Concluindo, não vejo bases sólidas para afirmar que dentro do universo dos jogos da série Resident Evil, Ganados e Majinis também são zumbis, nem utilidade em dizer que fora do universo do jogo, o termo “zumbi” se aplica a Ganados e Majinis também.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s