Traduções, Artigos, Entrevistas

Significado dos Nomes

Um pequeno artigo sobre o significado dos nomes dos vários inimigos que encontramos pela série. Apesar de alguns serem óbvios como os Hunters ou Tyrants, outros têm uma origem mais obscura, indo de literatura inglesa à mitologia grega e africana.

Obs: inimigos com nomes que são uma simples tradução do inglês ou espanhol, achei melhor não colocar, já que você pode pegar um dicionário e achar facilmente.


Adjule

Aparição: Resident Evil 5

O Adjule, também conhecido como Kelb-el-khela (cão do arbusto), seria uma espécie de cachorro selvagem que habita a região do Norte da África, principalmente o Deserto do Saara. Tal animal nunca foi visto, existindo apenas rumores de sua exitência.

Albinoid
Aparição: Resident Evil CODE Veronica

Os Albinoids são B.O.Ws criadas apartir de salamandras da espécie axolote (Ambystoma mexicanum). Essa espécie de salamandra não se desenvolve por completo, permanecendo na fase larval por toda sua vida. Albinóide é apenas outro nome para albino, e se baseando nisso e na aparência da B.O.W. pode-se deduzir que foram usadas axolotes albinas.

Anubis
Aparição: Resident Evil The Darkside Chronicles

Anubis é um deus egípicio normalmente relacionado com a morte e mumificação, mas não exatamente um deus da morte. Ele tinha corpo humano e cabeça de chacal. Apesar de ser um morcego com DNA de inseto, o crânio exposto da B.O.W. tem a aparência de um cão ou chacal nesse caso.

Bandersnatch
Aparições: Resident Evil CODE Veronica e Resident Evil The Darkside Chronicles

A origem do nome desta B.O.W. vem dos poemas Jabberwocky e The Hunting of the Snark de Lewis Carroll, mesmo escritor de Alice no País das Maravilhas. Esta criatura nunca fez uma aparição nos poemas, não tendo uma descrição real, é apenas citado que é rápido, de comportamento irritado, mandíbulas fortes e que pode extender seu pescoço para atacar.

Bui Kichwa
Aparição: Resident Evil 5

Em suaíle, “bui” significa “aranha grande” e “kichwa” significa “cabeça”.

Centurion
Aparição: Resident Evil 0

Centurião era o soldado romano que fazia parte de uma centuria, uma centuria era composta por 100 soldados, uma referência às 100 patas das centopéias.

Cephalo
Aparição: Resident Evil 5

O Cephalo é similar a planta africana “Cephalo Pentandora”, que é origem de seu nome. “Cephalo” também significa “cabeça” em suaíle.

Cerberus
Aparições: Resident Evil, Resident Evil Remake, Resident Evil 0 e Resident Evil The Umbrella Chronicles.

Cerberus era o cão de três cabeças que guardava a entrada do submundo na mitologia grega. Ele apenas impedia a saída dos mortos e era amistoso com os que entravam.
Do contrário do que alguns pensam, Cerberus eram apenas os criados nos laboratórios nas Montanhas Arklay para serem usados como B.O.Ws, os outros eram apenas cães infectados com o T-virus.

Chimera
Aparições: Resident Evil, Resident Evil Remake e Resident Evil The Umbrella Chronicles.

Na mitologia grega, a Quimera era uma criatura que soltava fogo e composta por várias partes de animais: corpo de um leão com uma cauda que terminava em uma cabeça de cobra e uma cabeça de bode nas costas. Quimera também é um termo usado na genética para um animal com cacterísticas genéticas de outras espécies. Nem é necessário explicar o porque do nome, as Chimeras são B.O.Ws criadas com DNA  de moscas. Quem prestou atenção se lembrará que você tem que pegar três partes de uma imagem de uma Quimera em Resident Evil 4 para abrir uma porta.

Duvalia
Aparição: Resident Evil 5

Seu nome vem de uma planta nativa do sul e das regiões tropicais da África devido a sua semelhança. “Duvalia” significa “planta carniceira” em suaíle.

Ganado
Aparição: Resident Evil 4

Ganado significa gado. O nome pode vir do fato de os Illuminados serem os pastores e as pessoas seu rebanho.

Halbert
Aparição: Resident Evil Dead Aim

Halbert era o nome de uma arma medieval que teve seu uso popularizado nos séculos 14 e 15. A arma era uma espécie de machado com uma ponta de lança em cima, que talvez seja o motivo do nome da B.O.W.

Hornbill
Aparição: Resident Evil Outbreak File #2

É conhecido como calau, uma espécie de passáro que vive na África e Ásia.

Hypnos T-Type
Aparição: Resident Evil Survivor

O nome do Tyrant de Survivor vem do deus grego do sono, Hipnos. O motivo de seu nome é que os pesquisadores estavam conduzindo experimentos com o gene Hipnos, nomeado assim pelo mesmo motivo, e devido ao cansaço das semanas de experimentos eles o chamaram do Hypnos.
T-Type seria por ele ser uma experiência com o T-virus ou por ser um Tyrant.

Iron Maiden
Aparição: Resident Evil 4

A donzela de ferro é uma espécie de instrumento de tortura medieval do século 16. Ela tinha a aparência de um caixão e sua tampa tinha vários ferros pontiagudos no lado de dentro, que furavam a pessoa quando fechada. O objetivo seria deixar a pessoa lá dentro lentamente sangrando até a morte.

Ivan
Aparição: Resident Evil The Umbrella Chronicles

Ivan é um nome russo comum, o equivalente de João. Ivan também é o codenome da Tsar Bomba, o maior explosivo nuclear já detonado. Também era usado pelos americanos quando se referiam aos russos na Guerra Fria.

 Jabberwock S3
Aparição: Resident Evil The Darkside Chronicles

Assim como a sua B.O.W. predecessora, o Jabberwock vem do mesmo poema de Lewis Carroll. Ele seria a mais profunda manifestação de medo da mente humana e sempre é representado por uma enorme besta carnívora imaginaria. Ele representa tudo o que a pessoa teme mas não pode dizer o que é. Achei interessante que eles quiseram fazer uma ligação com o Bandersnatch também no nome.
o “S3” pode significar Species 3, ou seja, Espécie 3. Suponhamos que tenham tido duas versões anterioes, talvez o Bandersnatch seja uma delas. Se aparecer um “S2” será que ele também terá o nome de alguma criatura desses poemas?

Kipepeo
Aparição: Resident Evil 5

Kipepeo significa borboleta em suaíle.

Majini
Aparição: Resident Evil 5

“Majini” é um termo suaíle que significa “espírito malígno” ou “demônio”.

Ndesu
Aparição: Resident Evil 5

Um mítico gigante hominídeo que vivia na África Central. Ele teria o corpo coberto por cabelo escuro, com alguns tufos mais claros. Ele atacava viajantes solitários e comia pessoas, especialmente mulheres e crianças.

Nemesis-T Type
Aparições: Resident Evil Nemesis e Resident Evil The Umbrella Chronicles

Nêmesis é a deusa grega da vingança, ela seria a retribuição divína contra aqueles que eram arrogantes com os deuses. O objetivo da B.O.W. seria vingar a morte do Tyrant T-002 pelos S.T.A.R.S.

Neptune
Aparições: Resident Evil, Resident Evil Remake e Resident Evil The Umbrella Chronicles

Netuno era o deus dos mares na mitologia romana, conhecido como Poseidon na mitologia grega.

Nosferatu
Aparições: Resident Evil CODE Veronica e Resident Evil The Darkside Chronicles

Não há uma origem certa para a palavra Nosferatu, apenas que seria de origem romênia que significa morto-vivo ou vampíro. Ela foi popularizada por Bram Stoker em seu livro Drácula.
Apesar de não sugar sangue e odiar luz solar, após ser infectado com o T-Veronica, Alexander Ashford ganhou uma certa semelhança com o Conde Orlok do filme Nosferatu de 1922, um dos primeiros filmes de terror.

Novistador
Aparição: Resident Evil 4

A união de duas palavras em espanhol, “no” significa “não” e “vista” é “visão”, sendo adicionado o sufixo “-dor”. Ele seria “aquele que você não pode ver”, já que ele pode ficar invisível.

Nyx
Aparição: Resident Evil Outbreak File #2

Nix era a deusa da noite na mitologia grega, ela era esposa de Érebos e mãe de Tânatos e Hipnos. Não imagino que relação a B.O.W. tenha com o mito.

Plant 42
Aparições: Resident Evil, Resident Evil Remake e Resident Evil The Umbrella Chronicles.

Ela recebeu esse nome por estar localizada no ponto 42 da mansão.

Pluto
Aparição: Resident Evil Dead Aim

Plutão era o deus do submundo na mitologia romana, o equivalente de Hades na mitologia grega. O nome talvez tenha sido dado por ele ficar vagando solto pelo subterrâneo da ilha.

Popokarimu
Aparição: Resident Evil 5

Em suaíle, “popo” significa “morcego” e “karimu” significa “hospedeiro”. Logo, Popokarimu seria o “Morcego hospedeiro”. Também achei a tradução de “karimu” como honra, podendo também ser o “morcego honrado”, mas isso não faz sentido.

Rafflesia
Aparição: Resident Evil Outbreak File #2

Rafflesia é uma espécie de planta parasita.

Regis Licker
Aparição: Resident Evil Outbreak

“Regis” significa “rei” ou “realeza” em latim. A Regis Licker seria então a rainha dos Licker, como se pode ver que ela pode controlar Lickers normais.

T-A.L.O.S.
Aparição: Resident Evil The Umbrella Chronicles

T-A.L.O.S. é a sigla para Tyrant Armored Lethal Organic System, Sistema Orgânico Tyrant Letal Blindado. Talos era um gigante de bronze que protegia a ilha de Creta, de acordo com a mitologia grega. Era dito que ele era invencível, e como T-A.L.O.S. foi chamado de B.O.W. mais perfeita já criada, pode-se ver a referência.

Thanatos
Aparição: Resident Evil Outbreak

Tânato era o deus da morte da mitologia grega. Talvez a ferocidade com que ele ataca tenha alguma relação.

Verdugo
Aparição: Resident Evil 4

Verdugo significa carrasco em espanhol, talvez tenham esse nome por Salazar usá-los como seus assassinos.

U-3
Aparição: Resident Evil 4

O “U” significa “Ultimate”, supremo ou perfeito. O número 3 deve indicar a quantidade de organismo que compõem a criatura, sendo eles humano, inseto e réptil.

Uroboros
Aparição: Resident Evil 5

O uroboros é normalmente representado por uma cobra mordendo sua própria calda. Este símbolo representa o ciclo da vida, criação através da destruíção, vida a partir da morte. Ele simboliza renovação e vida eterna. Ele apareceu em várias civilizações como Grécia, Fenícia, Egito, Índa e na civilização nórdica onde era conhecido como Jörmungandr. Na alquimia o uroboros é usado como um glifo purificador (letra ou símbolo) e representa o espírito do mercúrio, a única substância capaz de penetrar todo tipo de matéria. Outras grafias incluem: oroborus, ouroboros e oureboros.
As características do vírus Uroboros se encaixam em todos esses significados. Quando ele infecta um ser vivo o vírus o devora para se reproduzir e aumentar seu tamanho,  Wesker planejava usá-lo para recriar ou purificar o planeta e, provavelmente, viver eternamente como seu líder. Sua característica destrutiva também pode ser relacionada ao mercúrio.

Zombie
Aparições: não preciso dizer em que jogo eles aparecem

De acordo com a cultura Vodu, um zumbi é uma pessoa que morreu e foi ressucitada por um feiticeiro e segue suas ordens. A lenda dos zumbis vem da África e foi levada à países como o Haití durante a época da escravidão. Acredita-se que é usado um pó que deixa a pessoa em um estado de quase morte e quando a pessoa recobra a consciência, ela perde sua vontade própria e serve ao feiticeiro ou bokor, que a “trouxe” de volta à vida.

Artigo escrito por Alexdz.

Fontes:
Project Umbrella
Wikipedia
Google
The Iron Maiden Commentary

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s