Traduções, Artigos, Entrevistas

Perguntas & Respostas com a Equipe de Resident Evil 2 (Biohazard 2 Official Guide Book, 1998)

P1. Você pode nos explicar a decisão de fazer a delegacia o cenário inicial do jogo?
R1. No jogo anterior, o cenário da “mansão cercada pela floresta” representou um ambiente isolado. Porém, para esse jogo, nó queríamos criar um jogo com uma grande sensação de desespero, então nós trouxemos de volta o cenário do jogo anterior, Raccoon City, e criamos um ambiente que apresentava a cidade da morte invadida por zumbis. Quando a fazer a delegacia o cenário inicial, a polícia serve como um símbolo que mantém segurança e justiça dentro da cidade, que se tornou um lugar de pesadelo. Nós queríamos criar um jogo com aquele sentimento de desespero; que “não restou ninguém para ajudar.”

P2. De onde veio a idéia para o “sistema de zapping”?
R2. Nós pensamos sobre o zapping logo depois que o desenvolvimento do primeiro jogo foi completado. Algumas pessoas estavam perguntando, “As histórias de Chris e Jill não aconecem ao mesmo tempo paralelamente?” (As histórias deles realmente acontecem em paralelo). Nós pensamos que seria bom utilizar a idéia no BIOHAZARD 2.

P3. “Leon A & Claire B” e “Claire A & Leon B”. Qual combinação de cenário pode ser considerada a verdadeira?
R3. Ambas, é claro. Abrindo um parêntese, nós realmente queríamos mostrar os méritos do sistema de zapping, então nós cortamos elementos de desvio para esse jogo. Nós fizemos isso ao ter 4 cenários diferentes da história com zapping, nós sentimos que os jogadores teriam que jogar por toda a história um número de vezes para poder ver tudo. Se os jogadores tivessem tempo, seria interessante ver onde as coisas diferem entre os cenários.

P4. O que fez você decidir que armas seriam incluídas no jogo? (Qual foi o critério utilizado na decisão da escolha das armas)
R4. Basicamente, todos da reunião da equipe decidiram quais armas incluir dizendo, “Essa arma pode fazer isso e aquilo, então eu quero colocá-la!”

P7. Que tipo de vida universitária Claire está vivendo?
R7. Claire tinha um grande interesse em motocicletas. Ela gosta de comprar motores e fazer coisas que se encaixem em seu estilo próprio. Ela atualmente possui duas motocicletas (a branca que ela usa na cena de abertura e a preta vista na imagem de Ranking do final). Ela teve vários namorados, mas não parecia estar ligada a nenhuma pessoa em particular.

P8. Ada realmente amava Jon ou estava apenas usando ele?
R8. Isso… é algo que apenas Ada sabe. Aquela mulher está envolta consideravelmente em mistério. Esse é o motivo da identidade da organização que a enviou ser desconhecida…

P9. Ada Wong é o nome real dela?
R9. Como eu mencionei na R8, Ada está completamente envolta em mistério… Bem, é o que falar sobre isso, certo? Divagando um pouco, Ada não é o único nome que aparece no primeiro jogo. Vamos olhar para a seleção de perfil do personagem no BIO1. Os cartões de identificação de Chris e Jill são assinados por Brian Irons… (Talvez seja difícil de ver por que a imagem está borrada?)

P10. Há personagens que foram nomeados por causa de certas coisas?
R10. O nome “Sherry” vem de The Four Seasons. A canção é muito legal!

P11. Na loja de armas, há um logo da Umbrella abaixo do balcão. Isso significa que o dono tinha algo a ver com a Umbrella?
R11. O dono da loja de amras é apenas um homem de meia-idade. Seu nome, a propósito, é Robert Kendo. Seu apelido é Bob e ele tem 40 anos de idade. Ele é um grande amigo de Barry, o membro do S.T.A.R.S. que gosta de colecionar revólveres. Eles costumam ir pescar e fazer outras atividades juntos. A marca da Umbrella no balcão é apenas uma propaganda de remédio. A própria Raccoon City recebe grande suporte da Umbrella, e isso pode ser visto por todo o lugar.

P12. Por que o dono da loja de armas não trancou a entrada de sua loja mesmo tendo zumbis e monstros por todos os lugares?
R12. O dono (Bob) estava se escondendo atrás do balcão. Se ele fizesse um movimento errado, é possível que os zumbis o vissem e fossem atrás dele. Na verdade, os zumbis entraram pela porta dos fundos…

P13. Por que Ben está preso?
R13. Ele foi preso por investigar a história pessoal do Chefe. Foi fácil para o chefe se livrar do transtorno com sua autoridade. Ele podia prender qualquer um por qualquer número de crimes. Mas Ben roubou a chave de um guarda da prisão e podia ter escapado a qualquer momento…

P14. Observando o seu interesse comum em taxidermia, teriam o chefe de segurança, o qual apenas seu nome aparece no primeiro jogo, e o Chefe Irons ter algo a ver um com o outro?
R14. O chefe do RPD, que tem ligações profundas com a Umbrella, e o chefe de segurança se conhecem, é claro, mas seu interesse comum em taxidermia é apenas uma coincidência. O interesse do chefe em taxidermia nasceu de sua insanidade, e há o ponto de que na delegacia, haviam pessoas espalhando o rumor que o Chefe Irons passava todas as noites fazendo taxidermia. Talvez a cabeça de veado empalhada na sala do chefe de segurança na mansão fosse um presente do Chefe Irons.

P15. Os ratos que espalharam o vírus se tornaram monstros?
R15. Eles se tornaram monstros. Porém, os ambiente do esgoto no qual os ratos viviam se deteriorou, e os ratos perderam a batalha pela sobreviência para baratas mutadas gigantes.

P16. Então todas as criaturas G no jogo são a mesma? Se esse é o caso, a criatura no Filme A é G?
R16. Os Gs que Leon e Claire enfrentam são todos a mesma criatura. Para onde foi a criatura no Filme A? A resposta é que “ela não foi a lugar algum”. Era uma criatura ainda em estágio experimental, e estava contida em uma cápsula de cultivo em uma das salas do laboratório da Umbrella. Então, que sala seria? Na verdade é uma sala que aparece no jogo… Aquele G é uma amostra experimental. Ele não muta para nada além daquilo.

P17. Os Tyrants que bloqueiam o caminho repetidamente são todos o mesmo?
R17. Eles são todos o mesmo. O helicóptero da Umbrella estava carregando várias cápsulas, o que significa que apenas aquele Tyrant foi utilizado. A Umbrella era capaz de jogar Tyrants em outras áreas se necessário.

P18. Na saída de emergência do laboratório e em lugares parecidos, há uma marca circular com 3 Cs empilhados neles. O que essas marcas significam?
R18. Aquelas marcas estão localizadas em lugares que contém coisas que podem potencialmente causar um acidente biológico. Esse tipo de marcas realmente existem na vida real, então se você olhar por aí, você pode realmente comprar coisas que contenham aquelas marcas. A propósito, no jogo anterior, essa marca está na frente da sala que continha o Tyrant. (Você se lembra?)

P19. O que William e Annette estavam fazendo durante o incidente da mansão no jogo anterior?
R19. Eles provavelmente estavam envolvidos no desenvolvimento direcionado a completar o G-vírus. Para a Umbrella, os projeto do t-vírus e do G-vírus estavam avançando simultaneamente e não havia superioridade entre eles naquele ponto. Um laboratório da Umbrella foi perdido devido à traição de Wesker, mas não houveram problemas maiores já que eles haviam recuperado o t-vírus. No laboratório de pesquisa unificado de William, haviam sinais de que William iria fugir sem entregar o G-vírus para a Umbrella, então a Umbrella internamente fez planos para roubá-lo de William.

P20. Nos cenários Leon A & Claire B, o G-vírus que Claire joga na piscina de ferro derretido e aquele que Annette tinha pouco antes de morrer são o mesmo G-vírus?
R20. Não são. Aquele G-vírus que Annette tinha foi jogado fora por Leon. O pingente pendurado no pescoço de Sherry no início foi jogado dentro da piscina de ferro derretido no cenário B de Claire. Em outras palavras, isso significa que eram 2 G-vírus.

P21. Para onde foram as amostras do G-vírus que foram tomadas de William?
R21. Se você assistir o flashback de Annette cuidadosamente, você será capaz de saber que William, agora mutado, pega as amostras de G-vírus e as ingere todas… Em outras palavras, ele as come. A propósito, no bastidores do cenário 4th Survivor (“outro cenário”), eu acredito que a amostra que Hunk possui era uma cápsula que ele adquiriu antes de William consumir as outras. É seguro assumir isso, baseado no final do cenário, onde a Umbrella adquiri uma amostra do G-vírus.

P22. Como o fax é recebido mesmo com as linhas telefônicas mudas?
R22. Dados podem ser salvos dentro da memória interna da máquina de fax, e sabe-se que no momento certo, os conteúdos são impressos. Quando estamos falando do S.T.A.R.S., eles eram uma unidade especial do RPD. Assim como para faxes enviados, se nada é exibido no lugar de recepção, então a máquina de fax seria algo que não imprime nada. Eu mesmo não tenho certeza do motivo, mas o fato de que o fax imprime bem na hora que Claire está na frente dele parece estar ligado a algum tipo de destino.

P23. No final do cenário A de Leon, como Sherry conhece ele?
R23. Nós nunca mostramos no cenário, mas deve ter acontecido uma conversa entre Leon e Sherry já que eles não se encontram até que o trem de carga parta. Em outras palavras, Claire deve ter escapado do laboratório com Leon e contou a Sherry a história sobre esse homem.

P24. Membros do S.T.A.R.S. não aparecem…?
R24. Eu pensei que nós precisávamos de um personagem principal, especialmente do jogo anterior… Nós decidimos fazer uma história completamente nova e isso significava principalmente que nós precisávamos de um personagem não menos atrativo do que os do jogo anterior.

P25. Para onde Chris, Jill, Barry e Rebecca foram?
R25. Os paradeiros de Chris, Jill e os outros permanecem desconhecidos exceto pelo fato de que eles foram para a Europa. Rebecca… pode se tornar claro em breve.

P26. Você está se referindo ao conteúdo do Filme D, que era um item escondido?
R26. Esse é inteiramente o hobby do modelador de CG [Tetsuya] Shiraishi. Bem, eu o parei… (Falso crédito!). Nossa, esse desejo de jogar é importante?

P27. Explique o processo no qual Brad se tornou um zumbi?
R27. É fácil imaginar os eventos recentes com Brad, depois que Chris retornou da mansão, dada a personalidade de Brad. Em outras palavras, ele viveu como um covarde, bajulando a organização chamada polícia e ignorando o apelo desesperado de Chris, ficando do lado do Chefe. Brad permaneceu intocado no departamento de polícia mesmo depois que Chris foi para a Europa, e se envolveu no incidente.

P28. Quem era a mulher que jogou o lança-mísseis?
R28. Quem diabos você acha que era? Eu acho que vou assistir todas as suas reações por um tempo (Maliciosamente!).(Nota do Editor: No cenário B de Leon, dê uma boa olhada nos seios da silhueta da pessoa….)

P29. Por que Tofu? Que voz é aquela?
R29. Tofu era um personagem que foi usado nas nossas ferramentas de desenvolvimento. No final do desenvolvimento do jogo, nós pensamos que seria interessante colocá-lo no jogo em si. Então nós o inserimos no 4th Survivor.

P30. Como você decidiu quais roupas secretas incluir?
R30. A roupa alternativa de Claire surgiu de meus próprios interesses. Shiroishi, que estava encarregado do design, era o designer das roupas padrão, mas ele se ofereceu para ajudar a criar as roupas secretas desde que fossem para uma personagem feminina. Para a versão Director’s Cut do jogo anterior, ele também se encarregou de criar uma roupa alternativa para Rebecca, apesar de nós não termos planos para mudar a roupa dela (e esse é o motivo de Barry não ter uma roupa alternativa).

P31. Como você decidiu que material utilizar para a textura da saia de Ada?
R31. Isso é um… segredo. Mais importante, a figura da regata de Leon. Eu me pergunto quantas pessoas realmente notaram que ele tinha pêlo nas axilas?

P33. Conte-nos sobre o design rejeitado.
R33. Nós planejamos interligar o amante de Ada, “John”, na sub-história. Ele ajudaria os personagens principais das sombras para redimir seu envolvimento nos planos malignos da Umbrella enquanto seu próprio corpo estava sendo atacado pelo “T-vírus”, e confiaria ao jogador a “munição anti T-vírus”, para destruir o Tyrant com o golpe final no fim, e morreria sem encontrar Ada… Para o modo zapping, John sobreviveria até o final ou morreria dependendo do jogador… O que acha disso? Eu deveria ter feito isso?

P34. Especificamente, que tipo de jogo era ‘BIO 1.5’ antes dele ser cancelado em favor do ‘BIO 2’?
R34. A maior parte do cenário não é diferente dos atuais. Porém, o departamento de polícia original foi feito para ser ultra-moderno e se tornou um escritório comum. Além disso, você poderia entrar em uma linha de produção ou fábrica e haviam cenas como um trilha de carga para um trailer estacionado do lado de fora. Havia uma cena onde Ada aparecia por um instante no cenário da personagem principal feminina, assim como o oficial de polícia Marvin, que entrega o cartão-chave no departamento de polícia, sendo um parceiro que cooperaria com Leon até o final. Ele foi completamente cancelado por que não correspondeu às nossas expectativas e nós não podíamos dizer com confiança “Isso é BIO 2”. Nós não queríamos lançá-lo como ‘BIO 2’ apesar de que ele talvez tivesse obtido sucesso como um jogo se não tivesse o nome ‘BIO’.

P35. A personagem principal feminina era uma corredora?
R35. Quando “1.5” foi cancelado, nós mudamos o passado da protagonista feminina completamente quando nós fizemos os cenários. ‘Elza’, a protagonista feminina de “1.5”, era uma corredora estudante universitária que não sabia sobre o incidente da Umbrella. Quando ela se tornou a irmã mais nova de Chris, “Claire”, nós mudamos tudo desde sua aparência exterior e roupa em favor de, “Já que ela é a irmã mais nova de Chris, vamos fazer ela uma garota energética com mais forma!” Assim, um título como “corredora” não era mais necessário para Claire, cuja personalidade forte era o suficiente.

P36. Se você fizesse uma BIOHAZARD 2 DIRECTOR’S CUT, que mudanças você adicionaria?
R36. Eu quero uma versão com níveis de dificuldade aumentados. Ou um terceiro protagonista que estreie um cenário adicional….?! Porém, nesse instante, nós queremos colocar nossos esforços na criação de uma sequência, então por enquanto (ou para sempre?), uma versão Director’s Cut pode não sair… Eu não sei (?).

P39. Os personagens de BIO 2 irão aparecer em BIO 3?
R39. Sobre o 3, nada foi decidido ainda. Realmente, eu não estou tentando esconder nada… Nós estamos reunindo várias idéias agora mesmo, então por favor escreva para nós!

Fonte: Biohazard 2 Official Guide Book, Páginas 257-262.
Tradução Japonês/Inglês: Welsh e cvxfreak
Tradução Inglês/Português: Davi Redfield

Artigo original no Project Umbrella. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s