Traduções, Artigos, Entrevistas

Entrevista com Akira Yamaoka sobre Silent Hill 4: The Room (Site Oficial, 2004)

1. Qual era a sua intenção ao criar Silent Hill 4 – The Room, e quais foram os maiores desafios em produzir SH4?
As intenções iniciais eram que nós queríamos um tema diferente para a série Silent Hilll e começar um novo passo na série, como uma segunda temporada. Uma idéia que surgiu na época, que nós expressamos nesse título, era lidar com “o quarto” como tema – o que acontece se o quarto, que é supostamente o lugar mais seguro, é dominado pelo medo.

2. Qual é a sua cena favorita em Silent Hill 4 – The Room?
A cena de Cyinthia coberta de sangue. Ela combina muito bem com a música.

3. Ele foi planejado originalmente para ser uma série de jogos?
Não, isso não foi planejado de forma alguma. Nós entendemos que ele felizmente se tornou um título da série, por causa do desejo ensusiasta e pedido dos fãs por todo o mundo, os quais nós apreciamos muito.
Porém, ao mesmo tempo, a visão de mundo peculiar de Silent Hill e seus temas não puderam ser expressadas completamente em apenas um título. Portanto, nós inevitavelmente tínhamos uma grande motivação em expressar mais deles nas sequências, o que felizmente pôde acontecer na última ocasião.

4. Quando começou a produção de Silent Hill 4?
Cerca de 2 anos atrás, logo depois que Silent Hill 2 foi completado.

5. Que estilo musical você gosta mais? O seu gosto pessoal difere da música que você cria para os jogos da série Silent Hill?
Meu gosto pessoal é um pouco diferente do que eu tenho feito para os títulos da série Silent Hill. Eu gosto do estilo de música Europeu, particularmente das músicas “New Wave” dos anos 80. Talvez, aquele som sombrio e triste seja expressado de alguma forma entre as linhas nas músicas de Silent Hill.

6. De qual pessoa em Silent Hill 4 você mais gosta?
O garoto 🙂

7. Há algum medo/interesse pessoal que foi trabalhado em Silent Hill 4 – The Room?
Infelizmente, isso não foi incluído dessa vez. Nós podemos fazer isso nas próximas sequências.

8. Como você/sua equipe conseguiram inspiração para o design das criaturas?
Nós conseguimos a inspiração de trabalhos artísticos. Em outras palavras, nós não tivemos nenhuma influência de imagens do tipo monstro-monstro ou algo assim, mas de trabalhos artísticos que tinham uma imagem e atmosfera misteriosas.

9. Quais são seus hobbies quando você está fora da Konami?
Fazer compras no… supermercado – eu gosto de dizer “Nossa… esse leite está muito barato!” com as minhas mãos em um carrinho de compras.

10. Quais são os livros e filmes que você mais gosta?
Eu gosto de contos de fadas. Os contos de fadas na verdade lidam com o lado realista e cruel de seres humanos. Filmes… hmmm… Eu vejo muitos. Eu prefiro ver filmes populares feitos por ****, apesar de você poder imaginar que eu estou assistindo alguns filmes de nicho… Os mais recentes são DOGVILLE, OS OUTROS, etc.

11. O que você espera da próxima geração de consoles? Você acha que mais poder de hardware significa mais diversão no gameplay?
Eu estou realmente esperando muito da nova geração de consoles; porém, eu não tenho certeza se eu posso obter um gameplay divertido dela, ao menos pelo lado do desenvolvedor.
Falando de forma realista, tudo será enorme em termos de custo de desenvolvimento e recursos humanos. Todo oknow-how é requerido para resolver todas as coisas de forma eficiente e com equilíbrio. Nós vamos precisar ter um poder de imaginação totalmente novo que não exista na atual geração de desenvolvimento.
Então… mais poder de hardware não se conecta diretamente a mais diversão de gameplay, pelo menos no nosso lado.
Mas, quando tudo estiver bem resolvido, será divertido para os jogadores.

12. O que podemos esperar de você no futuro?
Você pode me ver trabalhando em um jogo que tenha um tema totalmente novo, do qual vários jogadores irão gostar, e o qual será tratado como um jogo que só podemos considerar um “One Shot”.

13. Última pergunta: Como um jogo da série Silent Hill deveria ser daqui a 10 anos?
Eu gostaria de te dizer como agora… mas eu vou deixar isso para a próxima vez 🙂

14. Sr. Yamaoka, muito obrigado por essa entrevista.

Fonte: Silent Hill 4 – The Room Official Site (Europeu)
Tradução: Davi Redfield
Revisão: Squaare

Deixe um comentário

